A POLÍTICA E O CRISTÃO

As eleições se aproximam e, com elas, as conversas, os acordos, as alianças e até a inevitável aproximação dos políticos para com os evangélicos, aproximação esta que pode ser benigna ou maligna.
Benigna por que temos a oportunidade de melhorar o nosso país, pois, independentemente de religião, fazemos parte do processo de cidadania e precisamos lutar pelo bem de nossa nação, pois passamos todo o período entre uma eleição e outra orando por isso e, quando temos a oportunidade de agirmos, muitas vezes nos omitimos.
Quando falo de malignidade não me refiro necessariamente aos partidos políticos envolvidos nesta aproximação com as denominações, mas sim, nas bases destes acordos como, por exemplo, as trocas de favores como cargos, doações de materiais e/ou equipamentos e outras vantagens as quais estão , infelizmente, inseridas em nossa cultura política, mas, além de serem anti éticas e imorais são também ilegais.
Outro aspecto maligno dessas alianças é o cristão verdadeiro apoiar ou votar em candidatos que não tenham nenhum compromisso com Deus, pois diz a bíblia que "quando o ímpio governa o povo geme"(Pv.29:2b).
Não quero aqui (e nem posso) falar de nomes ou partidos, mas quero que você ore muito e peça a direção de Deus para votar nessas eleições. Mas não basta somente orar. Procure se inteirar dos fatos que envolvem os candidatos. Da conduta, do comportamento, da fé (e do testemunho desta), do trabalho realizado por aqueles que estão atualmente ou que já estiveram no poder e adotar o mesmo critério de avaliação (agindo até com mais cuidado) para com aqueles que pleiteiam por este poder pela primeira vez ou os que tentaram e ainda não o conseguiram, pois nem sempre renovação é sinal de melhora.
Uma pergunta que você talvez queira me fazer diante do exposto: "Evangélico deve votar em evangélico?" A princípio eu diria que sim, mas devemos levar em conta vários fatores antes de escolhermos: 1º) Analisar se este candidato dá testemunho de cristão verdadeiro na sua vida social e política ou se ele é crente só na igreja? "Por seus frutos os conhecereis"(Mt.7:16). 2º) Ele está na vontade de Deus ou é apenas candidato para satisfazer o seu ego ou por outros interesses? 3º) Ele tem condições de se eleger, ou é apenas mais um candidato? (Sabemos que o nosso Deus é o Deus do impossível mas devemos nos lembrar que ele tem os Seus propósitos e se alguém se candidatar apenas por se candidatar pode estar dividindo em vez de somando). 4º) Ele tem as bênçãos do seu pastor e o apoio de sua denominação?. 5º) O plano de governo deste candidato está embasado nos princípios cristãos ou em promessas mirabolantes como a maioria deles?
Considerando esses fatores, eu chego à conclusão que, de repente, pode ser melhor votar num bom político do que num mau cristão.
Amados, talvez este parágrafo anterior possa causar polêmica ou até escandalizar alguns, mas o que eu quero para nossa cidade é o mesmo que todo cidadão bem intencionado quer. Uma cidade próspera, sem violência, sem desemprego, sem miséria, sem vícios e sem corrupção. Isso pode parecer utopia, mas se nos unirmos e fizermos tudo segundo os preceitos da Palavra de Deus, conseguiremos conquistar esta vitória, pois a Palavra nos Diz que "e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra"(2Cr.7:14). Portanto, se quisermos viver e criar a nossa descendência numa Ubatuba sarada. Oremos e trabalhemos para isso.