Home
   

Estamos Crucificados com Cristo

cruz

A CRUZ – Seu uso como símbolo tem sido feito de maneira errada,  de uma forma mística para proteger, ou até mesmo para lembrar à Cristo. Nas fachadas  ou no  interior de igrejas, como adornos em forma de crucifixo ou pingentes, em quadros ou esculpidos em algum material.

A PALAVRA DA CRUZ (OU A MENSAGEM) - Isso sim é o poder de Deus (I Co. 1:18). O poder da cruz não está na sua exposição, mas sim, na sua pregação, na sua mensagem.  A cruz em si  significa maldição, vergonha, punição por um crime, mas o Sangue de Jesus vertido nela é o que nos salva, o que nos redime de todo pecado. A cruz revela a malignidade do homem e o amor de Deus para com ele. Nela Jesus pagou pelos nossos pecados, foi punido pelas nossas transgressões .

A CRUZ É O LUGAR ONDE MORREMOS COM CRISTO – Não é nos apegando numa cruz que seremos salvos, mas sim, crucificando-nos com Cristo, ou seja, morrendo para o mundo. Com disse Paulo em Fp. 3: 10, Apenas morrendo podemos ressuscitar. Se não morrermos, como ressuscitaremos?

ESTAMOS CRUCIFICADOS COM CRISTO – Em Gl. 6:14 Paulo declara que o crente está crucificado para o mundo e o mundo para ele. Ser crente em Cristo significa admitir que a morte que ele suportou em nosso lugar é a pena que nós merecíamos. Mas você pode pensar assim: “mas eu não estou morto, meu eu, minha carne está bem viva!”. Paulo também reconheceu isso, por isso disse “não faço o bem que quero, mas o mal que não quero isso faço” (Rm. 7:19). Paulo quis dizer que mesmo vivendo em Cristo sofremos tentações em nossa carne. Mas isso não é desculpa para vivermos na prática do pecado. Se lembrarmos que Cristo foi crucificado por nós, lembraremos  que  morrendo ele por nós, também morremos com ele e renascemos para Deus. Essa é diferença do crente. Porque existem muitas pessoas de outras religiões, ou que não pertence a nenhuma, que são pessoas boas, honestas, de bom caráter, caridosas, mas que não reconhecem o sacrifício de Cristo. Em Cl. 1:20 Paulo diz que temos paz com Deus pelo sangue da Cruz. Assim sendo, nós não temos medo do castigo do pecado, pois ele já foi pago, mas quando nos lembramos do preço, lembramos também do amor que levou Cristo a fazer isso por nós e passamos a retribuir esse amor cada vez mais. E se o amamos, guardamos os seus mandamentos e o seu sangue nos purifica de todo pecado. Se aceitarmos pela fé que morremos e fomos crucificado com Cristo, iremos buscar cada vez mais as coisas do alto, o que nos levará a santificação, ao aperfeiçoamento.

O VERDDEIRO SENTIDO DA SANTA CEIA – Celebramos a Santa Ceia para manter viva a lembrança do sacrifício que Cristo fez por nós. Não é um novo sacrifício para purificação porque o sacrifício foi único e perfeito. A Ceia não purifica o cristão, o contrário, o cristão tem que estar purificado para participar dela.

Pr. Helio Mariano