Home
   
UMA REFLEXÃO MAIS ABRANGENTE DA PARÁBOLA DO SEMEADOR

 

Mc.4: 11 a 15 – As pessoas só compreendem as verdades de Deus se estiverem prontas para recebê-las. As parábolas, mais que ilustrações, serviam para despertar o raciocínio daqueles que as ouviam. Aos que realmente estavam interessados em conhecer o Reino de Deus, Jesus explicou essa e as demais parábolas. Porém, muitos dos ouvintes não estavam realmente interessados em aprender sobre o Reino. Uns queriam apenas usufruir dos benefícios que Jesus proporcionava (milagre de curas, libertação, multiplicação de alimentos) e outros estavam ali até mesmo para questionar e confrontar os ensinamentos do Mestre. À esses não era dado conhecer o significado das parábolas. Hoje ainda é assim. Somente aqueles que estão interessados a seguir verdadeiramente Jesus, conseguem entender e praticar as verdades das escrituras. Na carreira profissional também é assim. Participamos de palestras, cursos, , fazemos planejamentos, bolamos estratégias, mas se não nos dedicarmos a fundo, não conseguiremos descobrir os segredos peculiares da carreira a qual nos propusemos e, conseqüentemente, não teremos êxito.

14 a 20 – Embora sempre ouvimos que os quatro tipos de solo mencionados na parábola representem quatro tipos de pessoas diferentes que recebem a Palavra (e não é errada essa interpretação), Jesus foi mais abrangente, explicando que esses quatro tipos de solo também podem representar quatro diferentes maneiras de como respondemos à mensagem de Deus, como as aplicamos em diferentes fases ou áreas de nossas vidas. Podemos, por exemplo, permitir que Deus nos oriente quanto aos nossos projetos futuros, mas nos fechamos para que Ele o faça em nosso presente e, aí, o futuro não acontecerá como deveria. Queremos que Ele nos ajude em determinadas áreas, como financeira, profissional, etc e não permitimos que interfira em outras, como nosso casamento, nosso comportamento, nosso tempo para o Sua Obra, como gastamos nosso dinheiro, etc.

CONCLUSÃO

Podemos ser comparados ao solo fértil quando obedecemos e aos outros três tipos quando desobedecemos. Recorrendo mais uma vez ao exemplo de nossa vida profissional, podemos afirmar que, se quisermos sucesso na carreira que almejamos, devemos aplicar tudo que aprendemos esforçarmos para entender as entrelinhas de cada aprendizado. Portanto, se quisermos alcançar o sucesso total na carreira espiritual , não só relativo à cargos ministeriais, mas um lar de paz, uma vida de bom testemunho e, o mais importante, a salvação de nossa alma,devemos nos interessar profundamente pela Palavra de Deus, aplicando-a em todas as fases e em todas as áreas de nossas vidas.

 

Pr. Helio Mariano

Igreja Assembleía de Deus Min. Ubatuba