Home
   

 

AS PORTAS DE JERUSALÉM (Ne. 3)

 

Este texto nos narra a restauração das portas do muro de Jerusalém liderada por Neemias após a volta do exílio da Babilônia. Mas podemos aplicá-lo também à nossa vida, para sermos curados, restaurados e ter uma vida vitoriosa com Cristo.

Vamos então viajar por alguns versículos e ver o que Deus tem, para nós através desta mensagem.

v. 1 – Porta do Gado ou Porta das Ovelhas- No evangelho de João, capítulo 5, até o versículo 9, Jesus cura um paralítico que jazia no Tanque de Betesda, que ficava junto à Porta das Ovelhas. Aquele homem estava ali há muito tempo. Já não tinha perspectiva de vida, até que Jesus entrou ali.

O bom Pastor também quer entrar pela Porta das Ovelhas em nossas vidas para nos curar.

v.3 – Porta do Peixe -  Peixe simboliza almas que se convertem ao Senhor. Jesus entra nas nossas vidas e nos chama para sermos pescadores de almas.

v. 6 – Porta Velha –  Assim como as portas maciças das antigas construções, que só precisam ser restauradas e não substituídas, vamos conservar a verdadeira doutrina cristã. Não estou falando de legalismos, mas de evitar os modismos que esta transformando nossas igrejas e  um verdadeiro local de entretenimento, deixando de lado o ensino verdadeiro da Palavra de Deus.

v. 13 – Porta do Vale- Vale significa lugar baixo. Vamos deixar a humildade entrar em nosso coração. Evitar o inchaço de nosso ego, dar toda honra e toda gloria ao Senhor Jesus.

v. 13 – Porta do Monturo – Monturo significa deposito de lixo (lixão). Era por onde saía o lixo de Jerusalém para ser levado para fora da cidade. Vamos tirar todo pecado, toda coisa imunda que contamina nossa vida.

v. 15 – Porta da Fonte -  Jesus é a fonte da Vida. Ele disse que aquele que crê nele, rios de água viva fluirão do seu interior. Vamos abrir a porta dessa fonte.

V.31 Porta de Micfade ou da Guarda -  Simboliza vigilância. Vamos nos guardar das coisas do maligno, das ciladas, dos laços, dos perigos que nos rodeiam e  guardar a Palavra do Senhor em nossos corações a qual nos servirá de arma contra esses males.

Conclusão: Vamos usar simbolicamente essas portas para que entrem todas as coisas boas que o Senhor tem para nós e para que saiam todas as coisas más que o diabo insiste em deixar em nossas vidas.

 

 

Pr. Helio Mariano

Igreja Assembleía de Deus Min. Ubatuba