Home
   

 

As três unções de Davi

 

  • A primeira unção tira você do anonimato.  (1 Sm.16:13)

“A primeira unção é para aqueles que são menosprezados. As pessoas não dão nada por você, você trabalha e ninguém vê… Vai cair unção de Deus sobre sua vida e a sua história vai mudar a partir desta pregação. Quem não te respeita pelo que você é, vai ter que te respeitar pelo que Deus vai te fazer ser!”.
Esta unção traz:

  • Coragem de quem confia no Senhor. “Eu vou a ti em nome do Senhor dos Exércitos “ (17:45).  Eu sou ungido! "Que venha Golias.”
  • Palavra profética. “É a unção de profeta que nos faz declarar: Hoje mesmo...!(46) É aquela que te dá coragem para dizer o que vai acontecer. Davi olhou para o gigante e disse: ‘Hoje mesmo o Senhor Deus de Israel me entregará sua cabeça e todo Israel saberá que há um Deus no meio do arraial’. Deus te deu unção para profetizar. Diga: Golias vai cair!”
  • O fim das coisas emprestadas. “Davi recusou a armadura emprestada de Saul.  Não conseguiu usá-la. Ele recebeu a unção da coragem e não precisava daquela armadura. Nunca mais você vai tomar emprestado. Vai sair do jugo das coisas emprestadas: cartão de crédito, cheque especial, dinheiro de agiota…”

Qual é o gigante que está te afrontado? É o diabo? Vai cair. É obstáculo financeiro, doença, desprezo, falta de casa, falta de paz, tão falando mal de você, estão te caluniando… ? Tudo isso vai cair por terra. Levante a mão e diga: “Estou ungido. Vão ter que me aplaudir. Estou saindo do anonimato, estou debaixo de bênção”.
Quando Davi saiu para lutar contra o gigante, quase ninguém o conhecia. E os poucos que o conheciam o desprezavam, mas quando voltou, depois de ter matado o gigante (Sm 18), entrou no arraial e foi parabenizado, aplaudido… “Tá chegando o dia, tá chegando a hora, em que todo o anonimato vai sair da tua vida, você vai passar pela rua e vai ser aplaudido. Tá chegando a hora que a humilhação e o desprezo que você sofreu irão acabar. Porque a unção do Senhor Jesus está caindo sobre tua vida hoje. Diga: ‘Deus eu recebo a unção que vem de Ti!’”

  • A segunda unção (2Sm.2:4)

A segunda unção faz todos te reconhecerem, mas também muitos a te perseguirem.
Quando Davi saiu do anonimato, ele começou a conhecer algo que só os campeões conhecem. Ele aprendeu a conviver com a perseguição. “Você quer ser abençoado? Aprenda a administrar a perseguição. E o mais difícil não é ser perseguido, mas é ter o poder para acabar com a perseguição, mas não querer reagir porque foi ungido por Deus e precisa esperar Nele. É precisar de amigos e encontrar a companhia dos piores. É dormir em um lugar e ter que acordar de madrugada para fugir. Davi passou por tudo isso, porque até receber a primeira unção Davi era mais um, mas com ela veio o reconhecimento e a perseguição.
A fama tem um preço alto. Enquanto ninguém te conhece você não incomoda, mas quando começa a ter poder… Davi teve que fugir. Em suas fugas há expressões de alguém que parecia desejar a morte, como ‘o meu pão eu como molhado pelas minhas lágrimas’. Muita gente que você ajudou, que te deve a própria vida (Saul devia a vida a Davi) vai te perseguir. No dia que Saul recobrou as forças ele queria matar Davi. . Só tem um lugar que você pode descansar nesse mundo: É à sombra do Onipotente”.
Existem algumas situações que causam perseguição. “Você quer ser feliz? Os infelizes vão te odiar. Para o lugar aonde muitos de vocês irão, já tem gente ocupando. Há muitas coisas que vocês estão pedindo que está no poder de outros. Você está preparado para aguentar o que os outros vão fazer para não perder? Davi foi perseguido durante 13 anos. Mas a Bíblia diz que no momento em que Davi foi ungido, o Espírito do Senhor se apoderou de dele. Uma coisa é ter o Espírito de Deus, outra coisa é o Espírito de Deus ter você. Você está no colo do Espírito de Deus. Descanse nos braços do Pai, meu amado.  O plano que fizerem contra você pode ser bom, mas vai falhar, porque você está nos braços de Deus! Não contavam que você estava guardado nos braços de dele . Ninguém vai te encontrar, Deus vai te guardar”.
. Quando Saul morre, Abner faz Isbosete, filho de Saul rei de Israel, mas. muitos viram que não adiantou ter ficado contra Davi. E agora ele tinha um grupo de valentes ao seu lado, que não media esforços para atender Davi. Os príncipes de Judá, que eram a família de Davi, pois Davi era descendente de Judá, precisavam mudar a estratégia. Qual era? Ir a Hebrom e junto ungir a Davi. Na primeira unção, vem o profeta. Na segunda, vêm os príncipes. Davi aceitou. Se é bênção, não importa de quem, aceite! Profecia boa nem precisa julgar, recebe. Ruim, pé atrás. Se você agüentar a perseguição, os que te perseguiram vão ter que vir. Vão ter que te encontrar, mas não é mais para te matar, é para te ungir. Teus inimigos vão ter que te ungir!”

  • A terceira unção (5:3)

A terceira unção trará a autoridade sem fronteira.
Davi era rei, mas tinha fronteira. Era rei apenas de Judá. “Se saísse de Judá não era ninguém… Em Judá era autoridade, mas fora não. Mas Deus disse que daria uma terceira unção e reuniu as tribos de Israel para um concílio a fim de ungir Davi. Imagine uma reunião de governadores para escolher um para mandar. Os príncipes de Israel se reúnem para colocar Davi sobre eles! Reconhecem que Davi era diferente, que o Espírito de Deus estava sobre ele quando cantava e até quando era perseguido…”
Os príncipes chegam à Judá e se apresentam com presentes e ofertas, e dizem: “Davi, a partir de agora, não tem jeito, nós descobrimos que queremos que você seja nosso rei, que governe sobre nós! Ou seja, quando você for a qualquer uma das tribos, você é quem manda”.
Davi aceita, mas sob a condição de que seja ungido por cada um deles. Os príncipes chegam de todas as tribos, cada um com seu azeite e dizem: “Esta unção faz de você nosso líder, onde você colocar o seu pé você vai prosperar!
Assim  também será com você. Você vai prosperar! O mesmo Deus que ungiu Davi vai te ungir! Receba essa unção em nome de Jesus!

 

 

Pr. Helio Mariano

Igreja Assembleía de Deus Min. Ubatuba